quinta-feira, 20 de outubro de 2011

leia


O primeiro telemóvel de papel está prestes a revolucionar o mundo da computação interactiva. “Isto é o futuro e, dentro de cinco anos, esta tecnologia estará no mercado”, acredita Roel Vertegaal, criador deste dispositivo e investigador da Queen’s University, no Canadá.

O


Depois do Segway, o veículo urbano eléctrico de duas rodas que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza, chega agora o Solowheel. Ainda mais minimalista do que o primeiro, este, como o próprio nome indica, tem apenas uma roda. Utiliza-se como um tradicional monociclo, mas não é preciso dar aos pedais.

Portugal lidera testes de sistemas inteligentes de transporte

«Newsletter» do projecto europeu de Coordenação do Fórum da Internet do Futuro dá destaque ao projecto DRIVE-IN

2011-02-21

Frota de táxis que faz parte do projecto DRIVE-I
A primeira newsletter do projecto europeu de Coordenação do Fórum da Internet do Futuro (projecto ceFIMS) assinala que Portugal tem a “maior plataforma de teste de redes veiculares na Europa”. O artigo «Carros que Falam: O Futuro de Sistemas Inteligentes de Transporte» dá destaque à rede de 500 táxis do Porto desenvolvida no âmbito do projecto DRIVE-IN, do Programa Carnegie Mellon – Portugal (CM-P).

Este projecto envolve investigadores das universidades do Porto e de Aveiro, do Laboratório Associado Instituto de Telecomunicações e das empresas NDrive e Geolink, e também do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP (IMTT) e a cooperativa RadiTaxis.

«Este carro não é para avozinhas»

ESFLOW é um eléctrico desportivo que atinge os 200 km/h

2011-02-21
Por Susana Lage (texto e fotos), em Frankfurt
Engana-se quem pensa que os veículos eléctricos (VE) andam devagar e são para a terceira idade. A Nissan acaba de lançar o protótipo ESFLOW, um VE desportivo que pode atingir os 200 km/h com ‘emissões zero’ de poluentes.

Aparelho portátil detecta vírus em 35 minutos

Testes realizados comprovaram eficácia deste "micro-laboratório"

2011-02-13

Aparelho pode ser adaptado para detectar vários vírus
Um artigo publicado na revista  “Lab on a Chip”revelou a criação de um pequeno dispositivo portátil capaz de detectar vírus em apenas 35 minutos e que tem potencial para salvar milhões de vidas, sobretudo nos países que dispõem de poucos laboratórios clínicos.

O aparelho, desenvolvido no Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura, incorpora a mais avançada tecnologia para a detecção de vírus em tempo real. Trata-se da reacção em cadeia da polimerase (PCR), que cria e multiplica  cópias de ADN complementar do RNA viral, misturando-as com um corante fluorescente.

As diferenças subtis na intensidade da fluorescência reflectem a presença e a quantidade do RNA viral, o que permite identificar o vírus e ainda detectar a sua concentração.

Aplicação da Apple facilita diagnóstico clínico

"Mobile MIM" já foi aprovado nos EUA e vai estar disponível em 34 países

2011-02-09
Aplicação pode ser instalada no iPhone e no iPad
Aplicação pode ser instalada no iPhone e no iPad
Os norte-americanos podem, a partir desta semana, conhecer o seu estado de saúde sem irem a um consultório, graças a uma nova aplicação que permite aos médicos terem acesso a exames dos seus pacientes através do telemóvel.

O "Mobile MIM", que para já só pode ser instalado no iPhone e no iPad, foi aprovado pela "Food and Drug Administration (FDA)", organização responsável pelo controlo sanitário nos Estados Unidos.

O programa dispõe de 14 idiomas e vai ser vendido nas lojas online da Apple em 34 países da Europa, Ásia, América do Sul e Médio Oriente. 

Cuba vai ter cabo submarino de fibra óptica

País terá acesso será a partir da Venezuela

2011-02-08
Nova infra-estrutura estará operacional em Julho
Nova infra-estrutura estará operacional em Julho
O cabo submarino de fibra óptica que permitirá a Cuba ter um melhor acesso à Internet, a partir da Venezuela, chega hoje à costa oriental da ilha, informou fonte governamental, reconhecendo, porém, que faltam ainda investimentos noutras infra-estruturas.

O cabo chega a águas da província de Santiago de Cuba hoje, embora o a ligação em si ocorra a partir de amanhã. A infra-estrutura estará operacional em Julho.

Cadeira eléctrica para o tratamento da osteoporose

Tecnologia, desenvolvida no Brasil, está a ser testada em idosos

2011-02-01
Numa pessoa sem osteoporose, ossos têm <br> células que captam sinais mecânicos
Numa pessoa sem osteoporose, ossos têm
células que captam sinais mecânicos
Um novo equipamento desenvolvido por investigadores das universidades de São Paulo(USP), de São Carlos e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Brasil, está a ser testado no tratamento para a osteoporose.

Trata-se de uma cadeira que emite sinais eléctricos. O tratamento é indolor e as sessões não excedem os 20 minutos. Actualmente, as terapêuticas para a osteoporose são realizadas com recurso a medicamentos e exercícios físicos.

Primeiras cirurgias oftalmológicas com 3D foram “sucesso total”

Centro Cirúrgico de Coimbra satisfeito com tecnologia inovadora

2011-01-31
António Travassos
António Travassos
O Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC) é responsável pelas primeiras cirurgias oftalmológicas do mundo que recorreram à tecnologia 3D de alta definição (HD), tendo obtido bons resultados  com esta alternativa.

 António Travassos, que dirige a equipa do CCC, declarou à agência Lusa que “a utilização da tecnologia 3D no bloco operatório é um avanço significativo” para esta área da medicina e que as operações realizadas em Dezembro “foram um sucesso total”. 
Segundo o cirurgião, o 3D leva a cirurgia “a aproximar-se da perfeição, permitindo, consequentemente, aumentar as probabilidades de sucesso das intervenções”. Acrescentou ainda que as imagens são “extremamente importantes para documentar a cirurgia”, pois tornam-se muito mais eficazes do que os registos escritos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário